O Instituto de Formação de Jovens de São João Batista, Ong Fórum da Juventude, lançou a oitava edição do Prêmio Freitas Câmara 2022. A iniciativa é realizada anualmente em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, e visa homenagear pessoas e ações que se destacaram em várias frentes de trabalho.
De acordo com o coordenador da ong, Raimundo Nonato Dunga, este ano a iniciativa vai homenagear diversas pessoas, organizações, iniciativas e profissionais que se destacaram no ano de 2022 e que, de alguma maneira, contribuíram para ajudar a melhorar a vida das pessoas na cidade de São João Batista em várias categorias.
A Comissão Organizadora deste ano, formada por 10 pessoas convidadas pelo Fórum da Juventude, entre professores, empresários, profissionais de vários recortes, secretários municipais e representantes de instituições, já reuniu três vezes e definiu as categorias da edição deste ano. A cerimônia deve acontecer no dia 18 de dezembro.
As categorias deste ano já foram escolhidas: Melhor Aluno (Ensino Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio), Profissionais da Saúde, Profissionais da Assistência Social, Funcionário do Ano, Iniciativas Esportivas, Iniciativas da Agricultura, Empreendedorismo Juvenil, Juventude, Professor (Ensino Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio), Profissionais de Apoio, Personalidade do Ano, Melhor Diretor, Prêmio Internet, Diversidade Religiosa e Homenagens Especiais).
Novidades
As novidades deste ano ficam por conta da categoria Melhor Aluno, que vai premiar estudantes de escolas públicas que destacaram em habilidades dentro da escola e voltadas ao desenho, pintura, música e poesia. O prêmio Funcionário do Ano visa homenagear profissionais que se destacaram em seus postos de trabalhos independente da área de atuação e o Prêmio Profissional de Apoio, exclusivo para homenagens para merendeiras, vigias, motoristas, zeladores e pessoal administrativos de órgãos da administração pública.
Ainda nas novidades, o Prêmio Internet vai destacar a atuação de quem usa suas redes sociais para melhorar a vida das pessoas, sejam por meio de críticas, cobranças, exposições, homenagens ou qualquer ação que vise o coletivo. Uma outra categoria nova é a voltada a Diversidade Religiosas, que visa abrir espaços a pastores, padres, dirigentes de igrejas, coordenadores e membros de religiões de Matrizes Africanas como pais de santos e babalorixás.
Também, pela primeira, a escolha dos homenageados serão feitas apenas pelas pessoas com afinidade na categoria. Por exemplo, os indicados para a categoria de Saúde serão escolhidos apenas pelos profissionais de Saúde e assim, sucessivamente. Mais de 100 pessoas estão sendo consultadas, nesta primeira fase, e no início de dezembro o Fórum da Juventude abrirá a votação para o público em geral.
O prêmio
O prêmio leva o nome do professor Freitas Câmara, líder estudantil e ativista jovem falecido em 2007, e é organizado todos os anos pela Ong Fórum da Juventude, com apoio da Prefeitura Municipal. O mais votado receberá o prêmio e outros dois receberão Menção Honrosa.